18 de julho de 2024

Nápoles e a coleção de Maradonas (1 de 3)

 

Viagem a Nápoles

A intensidade da viagem na Páscoa e depois o regresso ao trabalho intenso no início de abril não deu tempo para a síntese. Hoje houve tempo e vontade de organizar e guardar aqui uma memória da viagem com a Joana e o Edward. Vai ser em conjuntos, Nápoles, Pompeia, Herculano e o Vesúvio.

La Bella Napoli tem paisagens, edifícios, castelos, palácios, subterrâneos, igrejas (sobressai o Barroco), gastronomia e ruas animadas que são fantásticos mas depois também surpreende em vários pormenores e simbolos.

Fomos em altura de festas da Madonna dell'Arco e na primeira noite a cantoria era tal que parecia estar dentro de casa. Claro que saí à rua e deu para ver algumas das festas organizadas pelas coletividades locais, com andores e jovens porta estandartes que faziam acrobacias, enquanto outros batucavam, tocavam e cantavam. 

A História da Madonna del Arco conta que em 1540, na 2ª-feira de Páscoa, um jovem fica irritado por ter perdido um jogo (pallo-malo, pareceu-me ser uma espécie de croquet), chama nomes à Madonna e atira-lhe a bola à cara. A imagem começa a sangrar e a multidão grita que é milagre. Perseguem o rapaz, que é levado à justiça e condenado à morte. Quando vão enforcá-lo numa tília, a árvore murcha e a multidão percebe que ele deve ser perdoado. A história continua a instigar grandes festas numa cidade que me pareceu muito devota e fervorosa. Outro exemplo disso é a quantidade incrível de oratórios e ex-votos que existem nas ruas das áreas mais antigas.

Por isso um dos passatempos desta viagem foi colecionar fotos de oratórios (há por todo o lado e nos sítios mais estranhos). Mas aquilo que mais me surpreendeu foram as efígies do Diego Maradona também espalhadas por tudo o que é sítio e pormenor. Aqui fica uma parte da minha coleção (que é maior). Foi um passatempo curioso catar Maradonas 🤪 em Nápoles.


Viagem a Nápoles graffiti de Maradona

Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaques

O que é que achas?

O que é que achas?   O que queres que te responda?   Qual é a tua opinião?   Acho que raras vezes alguém quer opiniões de facto. E se me sai...