18 de julho de 2024

Pompeia (2 de 3)

 

Visita a Pompeia, espetacular

No trajeto de Nápoles a Pompeia, falávamos dos bilhetes e comentava eu que visitas de 3 dias a um só sítio arqueologico me pareciam excessivas. Um dia parecia-me mais que suficiente. Pompeia não seria Roma 😅 eheheh... Três dias? Que disparate!

Nunca tinha ido a Pompeia (mas sim a Roma que na altura me impressionou) e estou mais habituada à escala dos Romanos em Portugal (pois sim, eheheh). Mas já tinha estudado  a Cidade, já tinha até ensinado Pompeia aos alunos. Vi e mostrei fotografias e videos, explorei com eles a página web do Museu e as visitas virtuais. Conhecia notícias das descobertas mais recentes e até promovi uma atividade inspirada em Pompeia em que os alunos fizeram maquetes de cidades romanas para articular com os vulcões que tinham de fazer em Ciências Naturais. Em suma, achava que sabia umas coisinhas 😅. Três dias? Foi a arrogância da ingénua, ou da ignorante, que vai dar no mesmo 😅

É incrível, aquilo que lá está é muito maior e mais especial do que imaginava e estou muito grata por ter ido lá  🥰. Claro que um dia não foi suficiente, nem de perto, para toda curiosidade e entusiasmo, para todos os detalhes da vida comum que se multiplicavam a cada rua, a cada construção. Mas esforçámo-nos por ver o mais possível das coisas que cada um queria e sabia e teve energia de conseguir. Andámos até em busca das novas descobertas, lidas nas notícias, mas afinal ainda estão em área reservada, não aberta ao público. Claro que não vimos nem metade da Cidade e que com os novos trabalhos em breve haverá mais para ver.

Pompeia é um sítio fabuloso que aconselho a toda a gente...  e espero que o texto reflita o quanto me senti pequena perante a História que ali se nos revela e sobre a Humanidade e o Saber Científico sobre ela. Senti-me pequena mas viva e cheia de curiosidade, renovada criança. Faz bem sentir essas coisas, relativizam-nos, reposicionam-nos.

Claro que foi muito difícil escolher fotografias para Pompeia. Fiz dois conjuntos e falta imensa coisa 😉 mas é a síntese conseguida por esta stora-arqueóloga-miúda. Aqui fica a minha síntese de memoria de uma das grandes cidades memória que ainda podemos contemplar.

Visita a Pompeia, espetacular


Sem comentários:

Enviar um comentário

Destaques

Costa In nos lápis e tintas do verão

Manhã de agosto com café e croissant misto 😋